Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1607 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Itatiaia > Pedra do Altar

Ampliar imagem Pedra do Altar
Pedra do Altar face Sul.
Registro de Jobson Pereira.
Pedra do Altar
Cadastrada por: Jobson Pereira, em 10-10-2019 às 13:02
Descrição: A Pedra do Altar é uma das atrações do Itatiaia. Possui 12 vias de escaladas, sendo a primeira via aberta em 1970. Na década de 80 foram abertas as principais vias de escaladas, dentre elas, a Via Gênesis, considerada uma Clássica do Planalto do Itatiaia.
Como chegar à base: Trilha:
O acesso é pela trilha que vai para as Agulhas Negras, porém, antes do riacho da base toma-se uma bifurcação a esquerda e siga por essa trilha por aproximadamente 2.5Km até chegar na trilha (placa indicativa) de acesso ao cume. Seguindo pela continuação da trilha original que faz parte da travessia Rebouças - Rancho Caído, você estará de frente para a face sul do Altar onde concentram-se os setores de escaladas.

Planalto (parte alta):
Saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo, o visitante deve seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR 116) até o povoado de Engenheiro Passos, 12 Km depois de Itatiaia. E seguir pela BR 354, na estrada Rio-Caxambú (Circuito da Águas) por 26 Km, até o local conhecido como Garganta do Registro, a 1.669 metros de altitude. A partir daí começa a subida de 14 km até o Posto Marcão (antigo Posto 3) e mais 3 km até o Ab